..::Aprenda a fazer seu computador gastar menos energia::..


>>>> Ajustes no sistema operacional
No Windows XP
O Windows XP possui uma ferramenta para definir as regras de uso de energia do PC enquanto você não está usando-o. Claro que o ideal para economizar é sempre desligar o computador, mas muitas vezes este processo não é viável, principalmente no trabalho. Então, para economizar, o procedimento é o seguinte:


· Clique em Iniciar seguindo até o menu de Configurações;
· Clique em Painel de Controle;
· Dê duplo clique no ícone Opções de Energia;
· Observe as configurações em esquema de energia, pois existem alguns perfis já pré-configurados. É possível ajustar o seguinte:
· Desligar o monitor: Você determina o tempo que seu monitor vai permanecer ligado enquanto seu PC está ocioso. Quanto menos tempo você deixar, melhor para economizar energia.
· Desligar o disco rígido: Esta configuração é um pouco mais crítica, pois o PC pode levar alguns minutos para voltar a operar normalmente interrupção do disco. É ideal, por exemplo, para a hora do almoço, quando você fica pelo menos quarenta minutos longe da máquina. Portanto, não é recomendado deixar um valor muito baixo nessa configuração.
· Sistema em espera: O Windows entra em um modo em que a maioria dos recursos são desativados, o tempo de retorno do sistema nesta condição também é lento, mas ajuda muito a economizar energia.

Muitas pessoas deixam o PC ligado durante a noite para não perder os dados em uso ou os não precisar fechar os programas abertos. Fazer isso gera um bom gasto de energia, mas se você não tem outra opção, existe um meio de manter este hábito e ainda economizar energia: é a chamada ‘hibernação’.

Ainda na janela de Opções de energia, clique na aba Hibernar, marque a opção Ativar Hibernação. Note que esta configuração vai ocupar espaço em disco. Se você tem espaço livre, basta clicar em Aplicar e depois em OK.

Para fazer o computador ‘dormir’, basta clicar em Iniciar, Desligar, e selecionar a opção Hibernar. O computador irá proceder como se estivesse desligando. De fato, ele chega a cessar todas as atividades. Para voltar da hibernação, basta pressionar novamente o botão de liga/desliga do PC. É como se você tivesse ligando o computador novamente, mas ele volta no estado exato em que você tinha deixado seus programas antes da hibernação.

No Windows Vista
O caminho é o mesmo do XP, com a diferença que, por uma questão de usabilidade, antes de dar acesso às configurações o Vista mostra três tipos de configurações padrão: Equilibrado, Economia de Energia, e Alto desempenho. Clicando nos links alterar configuração do plano você terá acesso a uma tela de parâmetros parecida com a do XP.

>>>> Monitor
Os monitores são – principalmente os de tubo / CRT – os ‘vilões’ no consumo de energia, Uma dica simples e muito importante é a de desligar o monitor sempre que não estiver usando o computador. É a maneira mais eficiente e fácil de economizar energia.

Outra dica: quem usa notebook já percebeu que, ao tirar o equipamento da rede elétrica e passar a operar ‘puxando’ carga apenas da bateria, o brilho da tela diminui. Isto não é por acaso: é uma forma do notebook economizar energia. Você pode fazer o mesmo no PC, diminuindo o brilho da tela um pouco. É uma economia muito pequena, mas que pode fazer a diferença. Só é bom tomar cuidado para não deixar a tela muito escura, o ideal é um valor confortável para os olhos.

>>>> Impressora
Outro hábito comum é deixar a impressora ligada o tempo todo. Simples e puro desperdício de energia. O ideal é deixá-la desligada, exceto nos momentos que precisar imprimir algo. Algumas impressoras mais caras e com mais recursos possuem a funcionalidade de modo de espera. Se você tem uma destas em casa ou na empresa, vale olhar o manual para saber como configurar esta opção.

>>>> Outros dispositivos
Ligados ao nosso computador existem vários dispositivos, como modem de banda larga, impressora, scanner, caixas de som, entre outros. Muitos ficam ativos mesmo quando desligamos o PC ou não o estamos usando. Alguns destes dispositivos podem ser desligados quando estão em desuso.

Estas dicas simples e pontuais, podem fazer a diferença no dia-a-dia, trazendo uma ligeira economia de energia no fim do mês.

Você conhece algum outro macete para economizar energia? Compartilhe com os demais leitores na área dos comentários.

Voltar::..

0 comentários: